Muita nebulosidade, chuva volumosa, temperaturas mais baixas e até possibilidade de invernada (frio rigoroso e chuvoso). Condições típicas de inverno, certo? Não! De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Climatempo, essas questões climáticas serão registradas no Brasil ao decorrer dos próximos dias, em plena fase inicial do verão no Hemisfério Sul.
+ Chuvas em Santa Catarina: mortes, estragos, estradas bloqueadas e porto paralisado
“Esse início de estação não terá a cara do verão”, enfatizou Maria Clara ao participar da edição desta quarta-feira (21) do telejornal ‘Mercado & Companhia‘. Para o tempo diferente do que é comum para essa época do ano, a meteorologista explicou que isso se dará como consequência do fenômeno La Niña, que segue ativo, assim como o corredor de umidade que está posicionado entre o Norte e o Sudeste do país.
“Temos previsão de chuvas bastante significativas. Esse corredor de umidade é mais típico do verão, mas quando temos o La Niña, ele se forma com mais frequência e é mais duradouro”, explicou Maria Clara. Dessa forma, boa parte do Brasil deve registrar acumulados de água até a virada de ano.
Sem chuvas no RS no início do verão
Segundo a meteorologista, o Rio Grande do Sul seguirá enfrentando o clima seco até o dia 31 de dezembro. Isso porque a previsão do tempo indica para a ausência de chuvas significativas no sul e oeste gaúcho até o fim de 2022.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural