Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Granizo, descargas elétricas e chuva: veja a previsão do tempo

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
descargas elétricas, chuva e granizo - inmet

Foto: Inmet/reprodução

Fenômeno climático que prejudicou mais de 2 mil produtores rurais na última semana, o granizo seguirá colocando áreas do país em risco. De acordo com boletim meteorológico divulgado pela Climatempo, há risco de registro dessa condição em quatro regiões brasileiras na segunda-feira (10).

+ La Niña persiste e amplia chance de geadas tardias e chuvas abaixo da média

Conforme indicado pela previsão do tempo para a data, a semana começará com chances de queda de granizo em pontos do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte. Ou seja: só não há indicação desse tipo de chuva para o Nordeste brasileiro.

No Sul, além da possibilidade do granizo, a Climatempo destaca ocorrência de geada, chuva e descargas elétricas — sendo que esses dois últimos também estão previstos para o Sudeste. Para o Norte e Centro-Oeste, o granizo será acompanhado de pancadas de chuva.

Granizo e mais

granizo 3

Foto: Twitter/reprodução

Confira, abaixo, a previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas para segunda-feira (10).

  • Sul

Muita instabilidade e temperaturas baixas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a massa polar atua com mais intensidade e o tempo fica firme em grande parte do estado, sendo que há a possibilidade de ocorrência de geada entre Bagé e Santa Maria. Para o norte gaúcho, a chuva se concentra no período da manhã, mas sendo volumosa principalmente nos municípios na divisa com Santa Catarina.

No Paraná e e em Santa Catarina, os acumulados são elevados e há ocorrência de temporais, descargas elétricas e, além disso, possível queda de granizo. As instabilidades estão associadas à presença de um cavado meteorológico na Argentina e também pela entrada de umidade do oceano.

  • Sudeste

Chove em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e em grande parte de Minas Gerais. As instabilidades estão associadas ao transporte de umidade da região da Amazônia, passagem da frente fria, circulação dos ventos e presença de um cavado meteorológico.

As pancadas de chuva são volumosas no estado paulista e não se descarta a presença de descargas elétricas e queda de granizo isolada. Tempo firme e temperaturas elevadas no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais.

pancadas de chuva - fim de setembro

Foto: Freepik

  • Centro-Oeste

A semana começa com bastante chuva em toda a região. Assim como no Sul e no Sudeste, as instabilidades previstas para segunda-feira são associadas à presença de um cavado meteorológico e ao transporte de umidade da Amazônia.

A chuva mais volumosa e frequente ocorre no sul de Mato Grosso do Sul e pode vir acompanhada por trovoadas. Em Mato Grosso e Goiás, pancadas de chuva e trovoadas também são aguardadas. Os acumulados de água podem ser expressivos no norte mato-grossense e não se descarta queda de granizo nessa área.

  • Nordeste

A chuva permanece concentrada em toda a faixa litorânea. Isso devido à circulação dos ventos e à entrada de umidade. Contudo, os volumes de água não são expressivos e as pancadas são isoladas.

No interior nordestino, o tempo seco segue predominando e as temperaturas são elevadas.

  • Norte

Excesso de chuvas e tempo nublado em toda a região. Os acumulados são elevados na região central do Pará e do Amazonas. No Tocantins, no entanto, as pancadas são isoladas e mal distribuídas.

Não se descarta a possibilidade de queda de granizo no Amazonas e no Acre.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.