Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Geada, vento e aumento do frio: confira a previsão do tempo

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
São Joaquim, Geada, tempo, previsão do tempo

Foto: Mycchel Legnaghi

O fim de semana será de frio em boa parte do Brasil. De acordo com boletim da Climatempo, há risco de geada para além dos três estados da região Sul. Além disso, a diminuição das temperaturas, com direito a vento, devem ser registradas em áreas do país no decorrer dos próximos dias.

Geada, vento e mais frio

Veja as condições climáticas para este fim de semana para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo.

Sábado (20)

  • Sul

Há chance de chuviscos e garoa no litoral do Paraná e no litoral norte de Santa Catarina, isso devido à entrada de umidade que vem do oceano. Nas demais áreas da região, o tempo fica firme ao longo do dia.

O amanhecer ainda será muito gelado, persistindo a possibilidade de formação de geada nos três estados, exceto na faixa leste. As temperaturas seguem baixas no decorrer do sábado. Apesar do sol, faz frio também à tarde. Os ventos ficam de moderados a fortes, intensificando a sensação de frio.

  • Sudeste

Os ventos carregam umidade do mar para o continente, favorecendo a formação de nuvens carregadas e condições para chuva no Rio de Janeiro, Espírito Santo, toda a porção leste mineira, faixa leste paulista, Grande São Paulo, Campinas e Sorocaba.

Nas demais áreas, o tempo fica firme. As temperaturas seguem muito baixas, o frio aumenta em Minas Gerais e no Rio de Janeiro e o céu fica nublado ao longo do dia. Não há mais mínimas invertidas, mas possibilidade de menores do ano nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.

  • Centro-Oeste

O tempo fica firme em toda a região. Não há previsão de chuva para nenhum estado do Centro-Oeste. No sul do Mato Grosso do Sul, persiste a possibilidade de formação de geada e o frio intenso. As temperaturas gradualmente sobem em Mato Grosso.

  • Nordeste

Tempo nublado com chuva na metade leste baiano entre Sergipe e Rio Grande do Norte. Nas demais áreas, sol e tempo seco. Uma frente estacionária na altura do sul da Bahia reforça os ventos moderados e a chuva na região.

  • Norte

O tempo abre em Acre, Rondônia, centro-sul e sul do Amazonas e no sul do Pará, onde há poucas nuvens no céu e o sol predomina. Nas demais áreas, chuva com trovoadas. O tempo permanece seco em Tocantins. A temperatura segue baixa na manhã do Acre e de Rondônia.

pancadas de chuva

Foto: Pixabay

Domingo (21)

  • Sul

Possibilidade de chuviscos no litoral norte catarinense e entre Curitiba e o litoral paranaense, devido à entrada de umidade que vem do oceano. Nas demais áreas do Paraná, de Santa Catarina e no território gaúcho, o dia segue com tempo firme e temperaturas baixas. Ainda há chance de geada no Rio Grande do Sul, nas regiões de Bagé, Uruguaiana nas serras gaúcha e catarinense. O frio diminui nas demais áreas, mas ainda se faz presente.

  • Sudeste

No Espírito Santo, na maior parte do Rio de Janeiro e no litoral paulista, os ventos úmidos mantêm a nebulosidade e condições para chuva, inclusive no Grande Rio. Na capital paulista, há possibilidade de garoa. Em Vitória (ES) pode chover a qualquer hora, intercalando com aberturas de sol. E na Grande Belo Horizonte (MG), o sol aparece com variação de nuvens. Continua frio em todas as áreas da região pela manhã, mas com um gradual aumento das temperaturas máximas.

  • Centro-Oeste

O tempo continua estável no Distrito Federal, em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O sol aparece com poucas nuvens em todas as áreas e não há expectativa de chuva. As temperaturas voltam a subir, não há risco de geadas.

  • Nordeste

Tempo nublado com chuva na metade leste da Bahia e entre Sergipe e Rio Grande do Norte, os volumes não são significativos. Nas demais áreas, sol e tempo seco. Uma frente estacionária na altura do sul baiano reforça os ventos moderados e a chuva na região.

  • Norte

Tempo firme com sol e poucas nuvens no Acre, Rondônia, Tocantins, parte do Amazonas e sul do Pará. Nas demais áreas do território paraense e no Amapá, pancadas de chuva com descargas atmosféricas. Na faixa norte do Amazonas em Roraima, chove em vários momentos do dia.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.