Novembro vai começar com baixas temperaturas, chuvas e registros de ventania e queda de granizo. É o que antecipa a Climatempo. Em boletim, a empresa de meteorologia indica que, além disso, a terça-feira (1º) será de avanço de frente fria em boa parte do Brasil. Condição que pode provocar fenômenos atípicos para esse período do ano: neve e chuva congelada.
+ 273 graus Celsius negativos: cientistas alcançam a temperatura mais baixa do Universo
A previsão do tempo aponta que, mesmo que baixa, há o risco de o interior da região Sul ser impactado pela neve e pela chuva congelante logo “nas primeiras horas” do novo mês.
Para terça-feira, a frente fria é atrelada a outras três regiões do país: Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Nessa última, aliás, a condição climática tende a provocar temporais, descargas elétricas, ventanias e queda de granizo (que também está previsto para pontos do Nordeste).
Chuvas país afora
De forma isolada ou em modelo de temporais, e em toda uma região ou em pontos específicos, algo será bem comum no Brasil no decorrer desta terça: a chuva. Deve chover, por exemplo, em Mato Grosso do Sul e em ao menos três áreas de Minas Gerais: Governador Valadares, Triângulo Mineiro e Belo Horizonte.
Frente fria e risco de neve
A seguir, acompanhe o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas para esta terça-feira (1º).
-
Sul
Chove durante a manhã entre a costa gaúcha e catarinense. A chuva no leste paranaense já é mais persistente e ocorre durante todo o dia. A intensa onda de frio se configura pelo Sul do país e provoca geada.
Tempo firme no interior da região, mas com temperaturas muito baixas ao longo do dia. Há possibilidade baixa, mas mantida, de neve e chuva congelada nas primeiras horas do primeiro dia de novembro de 2022.
-
Sudeste
Conforme a frente fria avança, o tempo fica mais estável no estado paulista. As instabilidades ganham força em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. São previstos volumes expressivos na região de Governador Valadares, Triângulo Mineiro e Belo Horizonte.
Destaque para o frio, principalmente no estado paulista. De forma geral, as temperaturas diminuem em todo o Sudeste.
-
Centro-Oeste
A frente fria avança e o ar frio ganha força. Ainda chove durante a manhã no norte de Mato Grosso do Sul e pancadas mais isoladas ocorrem em Mato Grosso.
Em Goiás, a chuva ainda é forte e nuvens de tempestades ainda se formam pelo estado, principalmente no norte. A temperatura diminui.
-
Nordeste
As instabilidades ganham força na Bahia, e no sul do Maranhão e do Piauí, ocasionando em chuva volumosa acompanhada por raios, ventanias e queda isolada de granizo.
Entre o centro-norte maranhense e o interior de Pernambuco, o tempo firme ainda predomina e faz calor.
-
Norte
As instabilidades ganham força na região com a chegada da intensa frente fria. São previstos acumulados elevados de chuva na região em todo o Amazonas, no Acre e no sul do Pará.
Os temporais são acompanhados por descargas elétricas, ventanias e queda de granizo.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural