Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Fim de semana terá alerta temporais e granizo; saiba mais

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
chuva forte e frente fria - guarda-chuva - inmet

Foto: Inmet

Mais do que fortes chuvas, a previsão do tempo indica que áreas espalhadas pelo Brasil devem ficar em estado de alerta para a ocorrência de temporais no fim de semana. Conforme divulgado pela Climatempo em boletim meteorológico, tal condição climática adversa está prevista para pontos das cinco regiões geográficas do país — seja no sábado (26) e/ou no domingo (27).

+ La Niña mostra efeitos com incêndios florestais e baixo nível de rio

Segundo a equipe da Climatempo, o Sudeste enfrentará temporais nos dois próximos dias. No sábado, por exemplo, as tempestades devem ocorrer no Espírito Santo. No domingo, o estado capixaba terá a companhia do vizinho Rio de Janeiro e de algumas faixas paulistas no quesito. Enquanto isso, os temporais são aguardados somente para o sábado no Sul e no Centro-Oeste. Por outro lado, eles irão se formar no domingo sobre pontos do Norte e do Nordeste.

Os temporais não serão, contudo, os únicos motivos de preocupação e atenção no Brasil ao longo do fim de semana. Isso porque há possibilidade de queda de granizo em ao menos três regiões do país. A saber: Sudeste, somente no sábado; e Centro-Oeste e Nordeste, tanto no sábado quanto no domingo.

Previsão de temporais e queda de granizo

previsão do tempo - alerta para tempestade e ventania - temporais - chuva

Foto: Freepik/divulgação

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para este fim de semana: sábado (26) e domingo (27).

SUL

  • Sábado

Tempo estável entre a Fronteira Oeste, região central, Campanha Gaúcha. Há presença de bastante nuvens entre o oeste e norte paranaense, mas o sol aparece e intercala momentos de abertura. A incursão de ventos úmidos favorece a formação de instabilidades na Região Metropolitana de Porto Alegre, no litoral norte e norte gaúcho, Santa Catarina, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Campos Gerais e norte paranaense. Os acumulados serão mais elevados na faixa litorânea entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e o litoral do Paraná.

  • Domingo

Instabilidades ganham força e chove em praticamente toda a região, exceto na Fronteira Oeste e Campanha Gaúcha e extremo oeste paranaense, onde o sol brilha forte e as temperaturas são mais elevadas, com os índices de umidade relativa do ar ficando em níveis críticos. Entre Florianópolis, RMC e litoral norte paranaense, muita chuva e temporais, com acumulados elevados — e os municípios devendo ficar em alerta para possíveis transtornos causados pela chuva e ventanias. Pancadas e trovoadas nas demais áreas.

SUDESTE

  • Sábado

O tempo firme predomina entre o norte e oeste de São Paulo e em grande parte do Triângulo Mineiro. A chuva é forte no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. No estado capixaba há possibilidade de queda isolada de granizo e há alerta de temporais. Entre o sul paulista e o Vale do Paraíba, dia chuvoso e nublado.

  • Domingo

A chuva perde a força em Minas Gerais e no Espírito Santo, mas os alertas de temporais permanecem em praticamente toda a região, principalmente no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o tempo é estável entre Presidente Prudente e São José do Rio Preto, enquanto nas demais áreas pancadas de chuva e temporais ocorrem a qualquer hora do dia. Atenção para acumulados elevados e chuva forte no litoral sul paulista. As temperaturas são elevadas em grande parte do estado paulista e no Triângulo Mineiro. Temperaturas amenas no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e nas demais áreas de Minas Gerais.

CENTRO-OESTE

  • Sábado

Tempo firme e seco em Mato Grosso do Sul, no extremo sul de Goiás e no sul de Mato Grosso. Pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas demais áreas da região, com possibilidade de queda de granizo. Os maiores acumulados são previstos para o extremo norte goiano.

granizo 3

Foto: Twitter/reprodução

  • Domingo

O tempo permanece firme em Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste de Mato Grosso e extremo sul de Goiás. As temperaturas extremamente elevadas em todo o Centro-Oeste favorecem a formação de nuvens de temporais em Goiás e no norte e leste mato-grossense. A chuva é moderada e volumosa em áreas mais ao norte do estado goiano e há possibilidade de queda isolada de granizo.

NORDESTE

  • Sábado

As instabilidades permanecem predominando na região. A chuva é forte e acompanhada por temporais e acumulados expressivos na Bahia, no Maranhão e no Piauí. Há possibilidade de queda de granizo e descargas elétricas. Não se descarta possíveis transtornos causados pela chuva.

  • Domingo

O tempo fica firme e não chove no litoral do Ceará e entre o Rio Grande do Norte e Sergipe, onde o ar é mais seco e as temperaturas mais elevadas. Enquanto isso, na Bahia, no Piauí, no Maranhão e no interior de Pernambuco a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas. Os maiores volumes de chuva ocorrem no estado baiano, no sul piauiense e na região central maranhense — e não se descarta a possibilidade de queda de granizo.

NORTE

  • Sábado

Pancadas de chuva e trovoadas em toda a região neste. Há alerta de temporais e chuva volumosa no Tocantins, onde não se descartam possíveis transtornos causados pela chuva intensa.

  • Domingo

Instabilidades permanecem predominando em toda a região. A chuva é mais isolada em Rondônia, no Acre e no Pará. Chuva forte e com acumulados expressivos no Tocantins e no Amazonas. As temperaturas são elevadas, principalmente no extremo sul acriano e no estado rondoniense.

_______________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.