De 3 a 12 de dezembro, o Festival Gastrô Alto Paraíso vai mostrar o melhor da culinária goiana. O evento tem como objetivo apresentar pratos típicos da região por meio da biodiversidade de produtos naturais do Cerrado, que são tanto insumo como fonte inspiradora para chefs de cozinha.
O festival é realizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alto Paraíso de Goiás e pela Associação de Comércio e Indústria (Aciap). O evento reunirá estabelecimentos que vão oferecer menus exclusivos criados a partir de frutos, óleos, sementes, flores comestíveis e outros ingredientes que fazem parte da região.
+ Emater promove curso sobre cultivo de plantas não convencionais
Serão dezenas de restaurantes, bistrôs, pousadas, bares, lanchonetes e padarias envolvidos nesse circuito gastronômico. Produtores de alimentos artesanais que comercializam nas feiras locais e demais produtores de comidas e bebidas também irão participar da iniciativa.
“É uma imersão na história dos produtos, alimentos e na cultura local como um todo” — Melissa Viana
“É um festival para integrar produtores, empreendedores, turistas e moradores da Chapada. E o público terá uma experiência completa, que vai muito além de comer”, destaca a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alto Paraíso de Goiás, Melissa Viana. “É uma imersão na história dos produtos, alimentos e na cultura local como um todo”, complementa.
Expectativa com o festival gastronômico que promoverá a culinária do Cerrado
Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Alto Paraíso de Goiás, Marco Antonio Pereira, o Festival Gastrô é uma iniciativa para fortalecer a gastronomia, o turismo e a cultura regional, gerando desenvolvimento econômico para o município.
“Envolve desde o pequeno produtor que comercializa seu produto na feira à alta gastronomia” — Marco Antonio Pereira
“Queremos mostrar que essa região, já destacada no turismo nacional e internacional por ser um local de muitas belezas naturais, também é uma potência gastronômica sustentada por toda uma cadeia produtiva que envolve desde o pequeno produtor que comercializa seu produto na feira à alta gastronomia”, diz Pereira.
________
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural