Oferecer ferramentas para potencializar a produção com novas tecnologias, com foco na redução de custos e aumento da receita no campo na próxima safra. Essa é a expectativa dos organizadores e expositores da Farm Show Mato Grosso, feira que ocorre esta semana em Primavera do Leste. O evento, segundo os organizadores, registrou um aumento de 30% no número de expositores em sua oitava edição.
A busca por ferramentas que minimizem custos e proporcionem ganhos em receita é cada vez mais crescente, principalmente nesta safra 2023/24, considerada uma das piores da história no estado para cultura da soja. Altemar Kröling é produtor e presidente do Sindicato Rural de Diamantino e pela primeira vez visitou a Farm Show Mato Grosso.
Ele conta que percorreu mais de 410 quilômetros em busca de novas tecnologias, pensando no planejamento das próximas safras. O intuito, conforme destaca ao Dia de Ajudar Mato Grosso, é fortalecer o portfólio da fazenda para tentar amenizar o prejuízo causado pelo fraco rendimento da lavoura associados aos baixos preços pagos pelo grão.
“É complicado de fazer novos investimentos. Nós temos que aguardar um cenário de mais seis meses. A agricultura é muito dinâmica. Às vezes num período curto de tempo ela dá uma guinada e reverte esse cenário caótico que estamos atravessando. O produtor está sempre atento. Mesmo que não faça negócio, ele está atento ao que está acontecendo”, diz Altemar Kröling.
O cenário atual também preocupa o presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Geraldo Antônio Delai. De olho nas novidades expostas na feira, ele não esquece o impacto causado pelo fenômeno El Niño nas lavouras de soja de seu município.
“Nós não estamos, a maioria dos produtores, ávidos em comprar máquinas novas. É claro que as necessidades são muitas, porém hoje nós procuramos aqui soluções”.
Preocupação para além do campo
A realidade do campo este ano coloca em alerta não somente quem faz o agro, mas também aqueles que reconhecem a importância do setor para a economia do estado.
“É um momento sim de preocupação. Mas, eu não tenho a menor dúvida que com a força do agro e dessas pessoas que fizeram esse agro, que elas vão superar esse momento e vão continuar firme caminhando para o futuro, que é um futuro brilhante para o agro de Mato Grosso”, disse o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, na abertura da Farm Show.
E mesmo diante das incertezas de investimentos da porteira para dentro, o sentimento dos expositores é de otimismo e sensibilidade com o atual cenário de risco de baixa rentabilidade no campo. Por isso, a estratégia adotada por algumas empresas na feira é a de oferecer novidades com condições favoráveis ao agricultor.
“Estamos com taxas subsidiadas pela fábrica bastante interessantes. Nós temos até taxa zero para financiar ao longo desse mês de março. E no preço também conseguindo boas oportunidades, através do apoio com o fabricante. Então, nesse momento para estimular o negócio, estamos buscando algumas alternativas”, comenta o gerente geral da Vamos Valtra, Gilliard Pierezan.
Farm Show espera 100 mil pessoas
Nesta oitava edição, a Farm Show Mato Grosso está maior. O número de expositores cresceu 30% em relação ao ano passado e a expectativa é que passem pela feira cerca de 100 mil visitantes até sexta-feira (15). Por enquanto, de acordo com os organizadores, não há estimativa do tamanho da movimentação financeira durante o evento.
“Anos difíceis são anos de produtores fortes, de estratégia, de ter inteligência e procurar menos custo. E aqui dentro da nossa feira hoje, com mais tecnologia em todos os setores, principalmente de defensivos, sementes, fertilizantes e máquinas agrícolas, o produtor com certeza consegue abaixar o custo dele”, salienta Marcos Bravin, presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste.
O presidente da Farm Show Mato Grosso, José Nardes, pontua que não há como superar um estresse hídrico prolongado, como o vivido na safra 2023/24, “mas, com certeza nós vamos estar preparados para a próxima safra, plantar cultivares mais resistentes e que tenham condições de nós dar uma produção boa”.
Edição 2025 já tem data
Diante das expectativas positivas na edição de 2024, o Sindicato Rural de Primavera do Leste divulgou nesta quinta-feira (14), durante o penúltimo dia da feira, as datas oficiais da Farm Show Mato Grosso 2025, que ocorrerá de 18 a 21 de março.
Marcos Bravin ressalta que a escolha das datas para 2025 foi cuidadosamente planejada em conjunto com outras importantes feiras do estado e do país, considerando diversos fatores, incluindo o feedback dos expositores, as necessidades das montadoras e as épocas de colheita.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural