Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Dia da Árvore: projeto ajuda a reflorestar bioma 100% brasileiro

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
dia da árvore - tânia rêgo - agência brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Para marcar o Dia da Árvore, comemorado nesta quarta-feira (21), a Associação Caatinga lança o projeto “Restaura Caatinga”, com o objetivo de difundir conhecimento técnico, treinar coletores de sementes e restaurar florestas de ecossistemas degradados. A data foi instituída a fim de conscientizar e ajudar os brasileiros a refletirem sobre a importância das florestas para os seres vivos.

+ Confira as últimas notícias sobre sustentabilidade no site do Canal Rural

A ideia, segundo a associação, é a “alinhar técnicas inovadoras de restauração florestal, capacitação de pessoal e promoção da rede de sementes para proteção do bioma”. Nesse sentido, entre as programadas está a restauração florestal do entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Neném Barros, localizada no município de Crateús (CE).

“A vai beneficiar 20 hectares ao redor da área, contribuindo com a recomposição de uma região degradada e protegendo ainda mais a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)”, explica o coordenador-geral da Associação Caatinga, Daniel Fernandes, sobre a iniciativa lançada em pleno Dia da Árvore.

“Isso tudo amplia a oferta dos serviços ecossistêmicos gerados a partir da floresta em pé, como o e a remoção de carbono e a segurança ”, acrescentou Fernandes ao informar que, por exemplo, o Restaura Caatinga contempla quatro dos 17 (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU):

  1. O ODS 4 (educação de qualidade);
  2. O 11 (cidades e comunidades sustentáveis);
  3. O 13 (ação contra a mudança global do clima);
  4. E o 15º (vida terrestre).

Dia da Árvore: lançamento de projeto ambiental

arvores ciclone-bomba

Foto: Secretaria de Agricultura do Paraná

De acordo com a associação, o projeto também está alinhado à década de recuperação dos ecossistemas (2021-2030), estabelecida pela ONU. Dessa forma, o projeto é dividido em três atividades, sendo uma voltada à realização de curso de restauração ecológica da Caatinga, em formato online, “para atores envolvidos na cadeia da recuperação do bioma”.

A segunda atividade é a consolidação da Reserva Natural Serra das Almas, localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), como ponto de treinamento de coletores de sementes.

“A terceira é a restauração de 20 hectares de ecossistemas da caatinga da RPPN Neném Barros, em Crateús, a partir de técnica desenvolvida pelo Laboratório de Ecologia da Universidade Federal do Rio do Norte (UFRN)”, informa a associação.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.