O plantio e o desenvolvimento do feijão 2ª safra seguem no Brasil. Mas a ocorrência ou o excesso de chuva faz com que a situação da cultura se apresente de forma diferente em determinadas regiões produtoras.
A semeadura do feijão está em andamento. Com uma área produtora mais concentrada e por dispor de irrigação, as operações de plantio têm sido favorecidas e estão avançando rapidamente. A irrigação deve ser mantida, pois não há previsão de chuva nos próximos dias na região.
As lavouras do feijão 2ª safra continuam apresentando boas condições de desenvolvimento. Chuvas esparsas intercaladas com períodos de sol têm ajudado no manejo nesse sentido. E deve continuar assim no restante da semana em ambos os estados.
O plantio está praticamente finalizado. Houve um pouco de atraso devido às chuvas durante a colheita da soja, principalmente na região sul e sudoeste do estado. A grande maioria das lavouras encontra-se em boas condições. O tempo mais ensolarado, com acumulados de até 30 milímetros (mm) no decorrer dos próximos dias deve contribuir para o desenvolvimento da cultura.
No Planalto Médio, as chuvas esparsas e altas temperaturas têm provocado restrição hídrica em algumas lavouras do feijão 2ª safra manejadas em sequeiro. Contudo, as áreas irrigadas têm apresentado boas condições e melhores perspectivas produtivas. Com o aumento de incursão de frentes frias, a tendência é de chover mais na região e amenizar as altas temperaturas. Os acumulados dos próximos dias podem chegar a 70mm na porção oeste e norte do estado gaúcho.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Dia de Ajudar no Google News.
Fonte: canalrural