Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Cotações de algodão da Abrapa têm alta, impulsionando o mercado – Mato Grosso

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As cotações de no mercado mundial voltaram a subir na semana que passou, após um período de perdas. Contudo, apesar de trazer um novo ânimo, os valores ainda seguem nos menores patamares dos últimos quatro meses.

As informações são do Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa, divulgado nesta sexta-feira (17).

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

Algodão em NY – O contrato Dez/23 fechou nesta quinta 26/10 cotado a 78,68 U$c/lp (+2,8% na semana). O contrato Jul/24 fechou 82,07 U$c/lp (+1,5% na semana) e o Dez/24 a 78,02 (+1,4% na semana).

Basis Ásia – o Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 899 pts para embarque Out/Nov (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook 16/nov/23).

Altistas 1 – A China suspendeu de maneira abrupta, desde 15/11, os leilões de algodão proveniente de reservas estatais, após leiloar 885 mil toneladas, desde 31/7, o que pode contribuir para o aquecimento dos preços locais.

Altistas 2 – A inflação nos EUA (CPI) diminuiu um pouco, o que gerou um sentimento no mercado que as taxas de juros podem parar de subir. Índice de Preços ao Consumidor (CPI) foi de +3,1% em relação ao ano anterior, abaixo dos 3,7% do último dado mensal.

Altistas 3 – O relatório semanal de vendas de exportação do USDA mostrou que as vendas dos EUA permanecem fortes, apesar de terem caído 17% em relação à semana anterior. Em relação à média das 4 anteriores, aumentou 18%.

Baixistas 1 – Das vendas da última semana dos EUA (segundo o USDA), 52% foram para a China. Apesar de ser positiva a forte presença do gigante asiático, acredita-se que esses fardos irão para a reserva estatal e não serão utilizadas no curto prazo.

Baixistas 2 – Dados de mercado mostram que as fiações chinesas êm apresentado taxas operacionais em queda e aumento nos estoques de produtos acabados (fios), como reflexo da menor global.

Baixistas 3 – Os preços do petróleo caíram mais de US$ 5 por barril esta semana. Os preços mais baixos do petróleo tornam o poliéster, o maior competidor do algodão, mais barato.

EUA 1 – A colheita de algodão nos EUA avança rapidamente esta semana para 67% (+10 pp), em comparação com o ano passado, de 70%, e a média de cinco anos, de 63%;

EUA 2 – Produtores de algodão dos EUA comemoraram esta semana a prorrogação da Farm Bill dos EUA de 2018, que estava programada para expirar. A prorrogação por um ano foi aprovada pela Câmara dos Representantes e pelo Senado dos EUA.

EUA 3 – A prorrogação da Farm Bill vigente mantém os atuais programas inalterados e dá ao setor agrícola maior segurança neste momento que as decisões de plantio começam, afirmou a o Conselho Nacional do Algodão (NCC) dos EUA.

China 1 – A China National Cotton Reserve Corp (CNCRC) divulgou nota na segunda-feira afirmando que os leilões de reserva de 2023 seriam encerrados a partir de 15 de novembro.

China 2 – O total vendido durante este período de leilão foi de 884.745 toneladas, para 447 fiações. Distribuição do algodão por origem: EUA (39%), Brasil (28%), Austrália (4%) e Xinjiang (29%).

Bangladesh – A boa notícia no mês passado foi o aumento na emissão de Cartas de Crédito. Entretanto, as taxas de juro e os custos industriais mais elevados continuam a limitar a rentabilidade na indústria têxtil. Além disso, o setor sofreu com intensas greves de trabalhadores reivindicando melhores salários.

Vietnã – Com preços mais baixos nas últimas semanas, a demanda por algodão aumentou no país. As fiações locais aproveitaram a oportunidade para cobrir as suas necessidades, principalmente de curto prazo.

Agenda – Estão abertas as inscrições para a 1ª turma da Brazilian Cotton School, que abordará todas as etapas envolvidas na cadeia da fibra natural. O curso será presencial e ocorrerá em Brasília e São Paulo de 4 a 22 de março. Realização da Abrapa, Anea, Abit e BBM. Inscrições no www.braziliancottonschool.com.br.

Brasil – Exportações – O Brasil exportou 108,7 mil tons de algodão até a segunda semana de nov/23. A média diária de embarque é 15,7% maior em comparação com o nov/22.

Brasil – Beneficiamento 2022/23 – Até o dia 16/11, foram beneficiados: BA (96%), GO (99,5%), MA (76%), MG (95%), MS (97%), PR (100%), SP (100%), MT (80%), PI (82,39%). Total Brasil: 84% beneficiado.

Brasil – Plantio 2023/24 – Plantio iniciado no estado de SP (29%). Total Brasil: 0,17%.

Preços do Algodão – Consulte tabela abaixo:


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.