Os painéis e debates oficiais da 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas, a COP27, foram oficialmente realizados até sexta-feira (18). Na prática, porém, o evento segue neste fim de semana. Representantes de diversas nações prosseguem em negociações para que um acordo seja ratificado em relação à preservação do meio ambiente em todo o mundo.
+ Integrantes da FPA valorizam participação do agro brasileiro na COP27
A persistência de conversas para que um acordo surja como desfecho da conferência foi confirmada neste sábado (19) pelo presidente da conferência, o diplomata egípcio Sameh Shoukry. “A questão agora depende da vontade das partes. São as partes que devem estar à altura da ocasião e assumir a responsabilidade de encontrar as áreas de convergência”, afirmou.
A fala de Shoukry foi feita em meio à coletiva de imprensa realizada diretamente de Sharm El Sheikh, cidade do Egito que sediou a COP27. De acordo com o presidente do evento, a expectativa é de que seja possível apresentar um “texto equilibrado e produtivo”.
COP27: negociações frustradas para financiamento
Em entrevista ao Canal Rural, o ministro do Meio Ambiente e chefe da delegação brasileira na COP27, Joaquim Leite, já havia demonstrado frustração em relação às negociações que deveriam ser feitas. De acordo com ele, não foi possível avançar na parte que visasse o financiamento climático.
Canal Rural na COP27 — Leia também:
+ Brasil se destaca por matriz energética limpa na COP27
+ Descarbonização passa por financiamento, tecnologia e capacitação
+ Brasil precisa ir além da fiscalização, diz coordenador do Insper Agro Global
_________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural