A produtora rural Sandra Sabino, de Ervália (MG), quer saber como deve ficar o preço do café nos próximos dias. Em mensagem enviada ao Canal Rural, ela afirmou que está difícil para os agricultores venderem o grão no preço atual, que, conforme indicou, não cobre nem os custos de produção.
+ Brasil amplia capacidade de armazenagem agrícola em 3% no semestre
Sandra também disse que os produtores de café nunca tomaram tanto prejuízo como agora, em 2022. Por isso, ela admitiu: está desanimada com a cultura cafeeira.
Para responder à agricultura do interior mineiro — e demais produtores de café no Brasil —, o Canal Rural direcionou tal dúvida sobre o preço do produto ao analista de mercado Haroldo Bonfá. O especialista avaliou que o preço pago ao produtor deve seguir tendência de queda.
Preço do café no curto prazo
Confira, abaixo, a pergunta de Sandra Sabino e, consequentemente, a resposta de Haroldo Bonfá:
Sandra Sabino — Como fica o preço do café? Vai voltar a subir? Está difícil para nós, produtores rurais, vender o café nesse preço, pois não cobre os custos da produção. Estou desanimando em mexer com a cultura do café. Nunca tomamos tanto prejuízo com café igual vamos tomar neste ano.
Haroldo Bonfá — Infelizmente, as notícias não estão boas. Temos ainda muito tempo pela frente, mas a tendência é de uma queda constante em Nova York, o que acarreta na queda do mercado interno. Já perdemos o nível dos R$ 900,00 a saca e a perspectiva não é para uma volta de níveis anteriores.
Se continuarmos nesse nível até o final do ano será muito importante, pois existe um entendimento do mercado internacional de que o Brasil tem muito café para exportar, e isso tem registrado no volume de exportação. Em outubro, a Secex falou que exportou 3,5 milhões de sacas. Isso é significativo.
Interação com produtores rurais
A dúvida da cafeicultura Sandra Sabino foi direcionada ao WhatsApp exclusivo para interatividade com produtores rurais do ‘Mercado & Companhia’, telejornal do Canal Rural transmitido de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h30. Para mandar a sua pergunta, basta enviar mensagem para o número 11 9-4313-4234. Não se esqueça de informar o seu nome, além da cidade e do estado de onde está falando.
__________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural