Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Ciclone extratropical e chuva; confira a previsão do tempo

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
ciclone extratropical - agencia brasil - frente fria

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A formação de um — ou intensa área de baixa pressão — vai provocar temporais em boa parte da região Sudeste nesta terça-feira (20). De acordo com a previsão da Climatempo, isso eleva o risco para danos.

+ Janeiro tem previsão de chuva abaixo da média em parte do Brasil

Nesse sentido, o ciclone extratropical deve atuar sobre faixas dos quatro estados sudestinos. Em São Paulo, por exemplo, os temporais são aguardados no litoral. Em , em suma, os impactos devem ocorrer na metade leste. Enquanto isso, Santo e Rio de Janeiro têm a totalidade de seus territórios na rota das tempestades previstas para o dia.

Apesar do ciclone extratropical ser citado pela Climatempo somente no Sudeste, temporais também estão previstos, a saber, para o Sul do país. Além disso, os três estados sulistas podem registrar de granizo nesta terça-feira. Por fim, chuvas também devem cair sobre pontos das outras três regiões brasileiras: Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Formação de ciclone extratropical e outros destaques

chuva - fernando frazão - agência brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Confira o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta terça-feira (20).

  • Sul

Instabilidades associadas a um cavado e à alta umidade provocam pancadas de chuva sobre o Paraná, Santa Catarina e o norte, sul e leste do Rio Grande do Sul. Nos três estados há temporais, com granizo, e os volumes mais altos são no leste paranaense.

O interior gaúcho terá tempo firme e calor. Já no centro-leste do Paraná e do Rio Grande do Sul, as temperaturas são mais baixas.

  • Sudeste

Intensa área de baixa pressão (ciclone extratropical) se forma na costa da região e provoca temporais no leste e litoral de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e na metade leste de Minas Gerais, com alto risco para danos.

Além disso, Minas Gerais tem previsão de temporais e chuva volumosa por causa da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Cavados também ajudam na formação de chuva volumosa sobre o nordeste paulista. Pancadas isoladas no e oeste de São Paulo.

  • Centro-Oeste

Muita chuva e grandes volumes em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, por causa do corredor de umidade, da ZCAS e reforço de uma baixa pressão. Em Mato Grosso do Sul, se chover será algo isolado, mas ainda assim com moderada a forte intensidade — e com acumulados mais altos no norte e leste do .

  • Nordeste

O tempo fica aberto em mais áreas da Bahia, do sudeste ao norte, e sem chuva do oeste de Sergipe ao sul do Ceará e sudeste do Rio Grande do Norte. Pancadas de chuva ainda no oeste, sul e litoral baiano e do Maranhão até o norte e leste potiguar, além do leste da Paraíba, de Pernambuco e de Sergipe.

Chuva forte e acumulados altos no oeste da Bahia e no extremo sul do Maranhão e do Piauí.

  • Norte

Chuva expressiva e com acumulados altos no Amapá, em Rondônia, no Amazonas, no sul do , no Pará e no Tocantins. O que favorece o aumento do nível dos rios e, com isso, há possibilidade de transtornos.

Nas outras áreas da região, as pancadas ocorrem com trovoadas, mas não se descartam eventuais danos.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.