Mais um fim de semana com instabilidades climáticas. Boletim divulgado pela Climatempo indica que a chuva não dará trégua no Brasil no decorrer de sábado (5) e domingo (6). Nesse sentido, a expectativa é de momentos chuvosos em áreas espalhadas pelas cinco regiões do país. Em alguns casos, os acumulados de água serão acompanhados por temporais e granizo.
+ Neve cai pela primeira vez da história no Brasil em novembro
O termo “temporais” é usado, por exemplo, para se referir às condições meteorológicas de três regiões brasileiras: Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Na primeira, tal fenômeno deve ser registrado no domingo, sobretudo, em Goiás e no Distrito Federal — e terá a companhia de raios e ventania.
Tanto no Nordeste quanto no Norte, as chuvas e os temporais tendem a não ser os únicos pontos de atenção para o fim de semana. Isso porque em faixas de ambas as regiões a queda de granizo não está descartada. Além disso, há locais que podem sofrer com descargas elétricas.
Chuva no fim de semana
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas para sábado e domingo.
Sul
- Sábado
As madrugadas e manhãs continuam com temperaturas mais baixas pela região, mas ficam mais agradáveis à tarde com a presença do sol. Chove fraco desde o litoral do Paraná até o litoral norte do Rio Grande do Sul. Demais áreas, com tempo firme e rajadas de vento.
- Domingo
O tempo firme predomina em grande parte do Sul e o sol brilha entre algumas nuvens no céu. Muitas nuvens carregadas se formam na faixa litorânea entre o Rio Grade do Sul e o Paraná e chove a qualquer hora do dia, mas de fraca a moderada intensidade. As temperaturas permanecem baixas.
Sudeste
- Sábado
Tempo instável e chuva ainda concentrada no litoral de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Ainda há muita variação de nebulosidade em Minas Gerais e em São Paulo pela manhã, mas sem chuva nas demais áreas do Sudeste. Pode ventar pelo interior paulista ao longo do dia.
- Domingo
O tempo firme predomina em grande parte do estado de São Paulo, no norte mineiro e no Espírito Santo. Nas demais áreas da região, há formação de nuvens carregadas e chove isoladamente — o que ocorre devido à circulação de ventos e um corredor de umidade.
Centro-Oeste
- Sábado
Muita nebulosidade ainda sobre o Distrito Federal e o norte de Goiás, com chuva fraca a qualquer hora do dia, podendo apertar no período da tarde. Tempo firme na maior parte de Mato Grosso e em todo o estado de Mato Grosso do Sul.
- Domingo
Tempo firme em Mato Grosso do Sul e entre o oeste e o norte de Mato Grosso, onde o sol brilha forte entre algumas nuvens no céu. Nas demais áreas, no entanto, a chuva ocorre de forma mais isolada e em forma de temporais. Além disso, ela será acompanhada por raios e ventanias.
Nordeste
- Sábado
Temporais ainda sobre o Maranhão, Piauí e Bahia. A chuva se espalha cada vez mais aumentando o risco de transtornos. Chove forte no litoral de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Chuva fraca e isolada no Ceará e no Rio Grande do Norte. Demais áreas com pancadas fortes à tarde.
- Domingo
A região segue com muita chuva e temporais em todas as áreas. Os acumulados são elevados e não se descarta queda isolada de granizo e descargas elétricas, principalmente entre o Maranhão e no Piauí, e na faixa leste da região.
Norte
- Sábado
Temporais e muita chuva sobre parte do centro e leste do Amazonas, no Pará e no Amapá. A chuva, nesse sentido, se espalha mais pelo Tocantins e há risco para transtornos. Tempo firme e temperaturas amenas no sudoeste do Amazonas, no Acre e em Rondônia.
- Domingo
Tempo firme no Acre, em Rondônia e entre o sul e o oeste do Amazonas com a entrada da massa polar. Nas demais áreas, a frente fria permanece causando temporais e chuva volumosa, principalmente no Tocantins e no Pará, não se descartam descargas elétricas e queda de granizo.
___________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural