Nesta sexta-feira (13), a chuva ainda pode cair forte na maioria das áreas e a grande novidade é o retorno da umidade para o Rio Grande do Sul. Há potencial para temporais desde o estado até o Amazonas, assim como em boa parte de São Paulo e de Minas Gerais e da capital ao sul do Rio de Janeiro.
Todos esses estados devem ficar em atenção. Contudo, as áreas mais preocupantes são grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, a faixa oeste de Santa Catarina e do Paraná e o centro-sul de Mato Grosso do Sul, bem como Campo Grande.
Nessas porções, a chuva pode cair com grande volume, acompanhada por rajadas de vento de até 80 km/h e provocar transtornos, como alagamentos, enchentes e queda de árvores. Há potencial inclusive para queda de granizo.
Chuvas em Minas Gerais
Em Minas Gerais, o excesso de chuva provocado por vários corredores de umidade tem sido um grande problema. As pancadas dificultam o escoamento agrícola, e 216 municípios estão em situação de emergência.
Em Carmo da Mata, por exemplo, os produtores rurais têm enfrentado dificuldades para escoar a produção ou receber insumos. De acordo com a prefeitura do município, produtos de origem animal, como o leite, estão com as entregas paralisadas.
A chuva no Sudeste vai perder intensidade nos próximos dias e até o início da semana que vem haverá mais aberturas de sol. De todo modo, o alerta continua, já que as pancadas não vão parar completamente e o solo já se encontra muito encharcado.
: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
___________________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Dia de Ajudar no Google News.
Fonte: canalrural