Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Carne de frango: produtores baianos destacam bom momento

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A queda no consumo de carne bovina no Brasil, causada pela alta da , trouxe para a frente dos holofotes da produção de a carne de frango. Apesar dos desafios para o produtor, a Associação Baiana de Avicultura (ABA) destaca um cenário promissor. De acordo com a entidade, o estado nordestino tem, atualmente, um alojamento de frango de com 14,7 milhões de .

+ Receita das exportações de genética avícola cresce 21% em 2022

“É um cenário positivo e de crescimento, face ao crescimento do consumo de carne de frango e de ovos, por serem uma proteína barata e ter um mercado internacional quase sempre aquecido”, afirma a diretora-executiva da ABA, Patrícia Nascimento.

Ainda a instituição, a Bahia é o estado que ocupa o sétimo lugar no ranking nacional de abate de frangos no país. Dessa forma, aparece como o maior alojamento do Norte e Nordeste.

Carne de frango na Bahia e no Brasil

carne de frango

Foto: reprodução

A ABA reúne boa parte dos produtores de carne de frango do estado (que representam 95% dos frigoríficos locais). De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da carne de frango no Brasil em 2023 está estimada em 15 milhões de toneladas, o que representa variação de 2,5% em relação ao ano passado.

A previsão é de que as exportações tenham leve queda frente a 2022, passando de 4,5 milhões para 4,4 milhões de toneladas. Ou seja: é aguardada, ao menos neste início de ano, recuo de 1,7% nos embarques de carne de frango para o exterior.

Medidas preventivas contra a influenza aviária

influenza aviária - preocupações do governo do Brasil

Foto: Freepik

Entidades espalhadas pelo Brasil têm reforçado orientações e ações de prevenção à influenza aviária. E isso ocorre apesar de não ter sido registrado nenhum caso da doença no país. Na Bahia, o trabalho preventivo também vem sendo realizado.

“Todos estão preocupados. Por causa disso estão reforçando seus procedimentos sanitários. Como complemento, fizemos, em parceria com o Fundo de Sanidade Avícola e com a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, um panfleto informativo para distribuição”, destaca Patrícia. Conforme destacado por ela, as do material são feitas por meio da Agência de Agropecuária da Bahia.

Ainda segundo a ABA, estão sendo realizadas parcerias para a venda direta de telas passarinheiras e ações de pesquisa e defesa sanitárias para prevenção da influenza aviária no estado.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Dia de Ajudar no Google News.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.