Trecho da BR-376 segue bloqueado para tráfego na manhã deste sábado (3). Atingida na última segunda-feira (28) por deslizamento de terra na altura do quilômetro 668,7 (município de Guaratuba, no Paraná), a via não tem previsão de liberação, informa a concessionária responsável pela administração do local.
+ Chuvas provocam abertura de cratera em rodovia no interior de Sergipe
+ Clima chuvoso prejudicou safra de café no Paraná, aponta Deral
Diante da interdição total do trecho da rodovia, duas rotas alternativas são divulgadas entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o litoral norte catarinense e a região de Joinville (SC). Segundo a Arteris Litoral Sul, uma opção de caminho seria por meio das BRs 116 e 470. O outro trajeto indicado menciona a BR-277, mas com uma observação.
“Atenção! A rota [pela BR-277] envolve travessia por balsa, incluindo restrições para veículos pesados”, informa a concessionária. A mensagem foi divulgada no perfil da Arteris Litoral Sul no Twitter no início deste fim de semana.
Rotas alternativas à BR-376
- BR-116 e BR-470
Veja o caminho sugerido de Tatuquara, distrito de Curitiba, até Navegantes, no litoral de Santa Catarina.
- BR-277
Abaixo, o trajeto por meio da BR-277, partindo do bairro de Costeira, em São José dos Pinhais (PR), até Urubuquara, distrito do município catarinense de Garuva.
Importante via para o escoamento agropecuário
Cruzando a RMC e boa parte do interior Paraná, a BR-376 é uma importante via para o escoamento da produção agropecuária brasileira. Ela interliga Dourados (MS) a Garuva (SC). Dessa forma, é um dos principais caminhos da região para o acesso aos portos catarinenses que se destacam pelo carregamento tanto de grãos quanto de proteínas animais: São Francisco do Sul, Navegantes, Itajaí e Itapoá.
Deslizamento de terra: duas mortes confirmadas
O deslizamento de terra na BR-376 foi fatal. Na sexta-feira (2), o Corpo de Bombeiros do Paraná informou que as buscas por vítimas foram encerradas, com a confirmação de duas mortes e seis pessoas feridas. De acordo com a corporação, seis caminhões e três carros foram retirados dos escombros.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural