O agronegócio é o setor mais produtivo do Brasil e é reconhecido pelo crescimento econômico do país, ano após ano. Pensar nos detalhes e bem estar de um ambiente, define a conexão do agro com a arquitetura.
Considerando isso, dois espaços foram homenageados com o tema agro, na Casacor Mato Grosso 2023 e trazem nele a valorização da atividade e a presença da mulher rural.
A arquiteta Roberta Bertazzo, explicou que o espaço ‘Loft Agro D’Ellas’ criado traz os quatro elementos da terra no ambiente e mostra trabalhos realizados com quartzitos de uma pedra amazonique, que representa o tom verde que remete às florestas e as pedras naturais que fazem a conexão com a terra.
Dentro do ambiente, uma televisão mostra os dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Ao trazer esses números, relaciona a mulher que trabalha com os dados das lavouras e pastos, diariamente, na administração de suas propriedades e, também, o trabalho com a tecnologia.
“Então, esse loft na verdade é para inserir essa mulher em qualquer lugar do mundo, porque através da tecnologia que ela tem em mãos, com todos esses dados, ela pode trabalhar de qualquer lugar. Eu vou inserir dentro desse contexto um ambiente acolhedor e mostrando que essa mulher pode ter um pouquinho da sua fazenda dentro desse loft.”, explica Bertazzo.
As culturas foram representadas em um painel decorativo que mostra o milho e a soja. Trazer esse novo espaço abre novas portas para o campo da arquitetura. “Eu já tenho alguns clientes do agro e percebo a necessidade hoje, de repente, de fazer espaços dentro do campo. Eu fiz recentemente um alojamento só para mulheres dentro da fazenda”, afirma Bertazzo.
Objetos, histórias e muitas culturas inspiram os profissionais a aproximar o campo e a cidade. Homenagear um setor tão importante para Mato Grosso mostra a potência de todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais.
O ambiente AgroFuture homenageou as Agroligadas que mostram a importância, cada vez mais, da mulher no agro. A presidente do movimento, Geni Schenkel, disse que se sentiu em casa ao conhecer o espaço.
“As arquitetas conseguiram construir um espaço real, onde conseguimos trabalhar, monitorando cada detalhe da fazenda, recebendo as pessoas e ainda estando com nossos filhos. Além de ter muitos detalhes encantadores na decoração”, contou.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural