O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou apoio à vice-presidente e candidata à Presidência dos Estados Unidos, . Em mensagem divulgada nas redes sociais, nesta sexta-feira, 1º, o petista afirmou que, se ela ganhar as eleições, a democracia dos EUA será “fortalecida”.
Lula já havia manifestado apoio ao atual presidente norte-americano, Joe biden. Em julho, o petista afirmou que a vitória do democrata, em 2020, o deixou feliz — . “Estabelecemos juntos uma parceria estratégica em defesa do trabalho decente no mundo”, afirmou, à época.
Lula critica Donald Trump
No mesmo mês, Lula disse que o candidato Donald Trump “vai tentar tirar proveito” eleitoral do atentado a tiros que sofreu.
Para o presidente, é “muito difícil não sensibilizar uma parcela da sociedade quando se é agredido ou morto”. Ele afirmou que o partido democrata deve “encontrar uma forma de impedir” que Trump ganhe votos impulsionados pelo ocorrido.
As eleições nos EUA
Há poucos dias das eleições nos EUA, . As pesquisas de intenção de voto indicam uma eleição polarizada, com os dois candidatos empatados dentro da margem de erro no voto popular e nos Estados-chave.
Isso significa que a eleição deve ser decidida voto a voto. Assim, o que se vê é um cenário de indefinição. Para vencer o pleito nos EUA é necessário conquistar 270 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. Ou seja, a metade e mais um.
Fonte: revistaoeste