Neste Dia das Mães, o Só notícia Boa reuniu histórias de mães famosas e anônimas que se desdobram pelos seus filhos e mostram o real sentido da maternidade. São guerreiras diárias, heroínas, que fazem de tudo pelos filhos biológicos e afetivos com uma força extraordinária e uma garra impressionante. A todas elas, nossa gratidão e apoio!
No Brasil há 67 milhões de mães, segundo o Instituto Data Popular, das quais, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 11 milhões são mulheres que criam seus filhos e filhas sozinhas, o equivalente a 15% dos lares brasileiros.
Entre os grande exemplos, Dona Celeste Arantes, mãe do Pelé, optou por viver modestamente sendo cuidada apenas pela filha; a enfermeira Katrina Mullen, solteira, que adotou uma adolescente de 14 anos e os trigêmeos dela; Ros Jabar, de 51 anos, que abriu mão de si para cuidar do filho autista e depois voltou para faculdade para terminar medicina. Veja abaixo.
Histórias e mais histórias
Nos Estados Unidos, mães se cansaram de humilhações contra os filhos por causa da cor da pele e se uniram. É o movimento Black Mothers Forum (fórum das Mães Pretas), criado pela ativista Wood, no Phoenix.
A organização sem fins lucrativos se define como responsável por buscar “quebrar o ciclo da escola para a prisão” para crianças negras por meio da educação, desenvolvimento econômico e justiça social, de acordo com seu site.
Também nos Estados Unidos, a jovem Emma Winstanley, de 22 anos, auge da idade fértil das mulheres, resolveu doar óvulos ao se inspirar em contos de mulheres que desejam ter filhos, mas não podem engravidar.
A enfermeira Katrina Mullen se sensibilizou com Shariya Small, de 14 anos, que se tornou mãe de trigêmeos prematuros. Vendo que a jovem estava desamparada, ela adotou a mãe adolescente e as duas meninas e o garoto!
Reencontro
Separadas por uma série de contingências, mãe biológica e filha se reencontram, 31 anos depois. Após dar à luz, em Fortaleza, Francineide Santos Gomes, de 56 anos, se viu sem condições de criar a menina e entregou para adoção. Mas nunca esqueceu a filha. As duas e as famílias se reuniram em Paris, na França! Fortes emoções.
Dona Celeste Arantes, mãe do Pelé, de incríveis 100 anos de idade, vive hoje numa pequena pensão e a saúde não a possibilita sair da cama. Sendo cuidada pela filha, Maria Lúcia. Ainda assim, a mãe do astro recusa qualquer tipo de luxo.
Sejam famosas ou anônimas, de uma coisa temos certeza: essas mães se desdobram e fazer tudo pelos seus filhos!
Entre tantas histórias de amor e abnegação, o Só Notícia Boa deixa aqui esta modesta homenagem a todas as mães. Viva e gratidão, queridas!
Fonte: sonoticiaboa