Refúgio da Ilha é destaque na Rota Gastronômica
Localizada no município de Miranda, a região é rica em belezas naturais e oferece vários passeios para quem quer conhecer mais a fauna e flora pantaneira.
Desde 1997, o Refúgio da Ilha, situado na região do Delta do Rio Salobra, em Miranda, é referência em ecoturismo no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O espaço integra a Rota Gastronômica e é a melhor opção para quem precisa repor as energias, curtir momentos agradáveis com a família e conhecer a gastronomia sul-mato-grossense.
As acomodações do Refúgio da Ilha conservam a simplicidade, rusticidade e conforto com muito estilo. Ao todo, são 8 apartamentos, devidamente equipados com banheiro privativo, chuveiro quente, ar-condicionado, ventilador de teto, camas do tipo king-size, janelas teladas e produtos para cama e banho. Quem deseja vivenciar o melhor do Pantanal não pode deixar de conhecer o estabelecimento.
O Refúgio da Ilha ainda possui charmosos recantos internos e externos, tais como sala-de-estar, uma sala de vídeo, uma pequena biblioteca, uma lojinha e duas varandas. O estabelecimento conta com dois restaurantes – cada um com seu bar – um interno para jantar e café-da-manhã e outro externo à beira do rio Salobra para almoço.
O espaço também disponibiliza acesso fácil e gratuito à internet e wi-fi.
Entre um passeio e outro, os hóspedes podem se deliciar com uma receita que une ingredientes bem típicos brasileiros: abóbora, mandioca e carne. O prato delícia do refúgio, que é um purê de abóbora, mandioca e carne oreada, foi a receita escolhida para compor a Rota Gastronômica Pantaneira.
O Sebrae/MS, via programa Pró Pantanal, e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, se uniram para apoiar a realização da Rota Gastronômica Pantaneira, um itinerário para turistas que querem conhecer a região pantaneira do estado e provar os seus sabores.
A pousada oferece três refeições já inclusas no pacote de hospedagem, sendo: café-da-manhã colonial e regional, com frutas frescas, cereais, sucos naturais, pães, biscoitos, bolos e geleias caseiras, queijo, iogurte natural. O bufê de almoço com sobremesa, com variedade de legumes, saladas e pratos regionais. Além do jantar com bufê variado e sobremesa, tendendo a uma gastronomia mais leve e internacional.
De acordo com Leonardo Copetti de Moura, proprietário da Pousada Refúgio da Ilha, descobrir como o Pantanal pode se transformar em um produto turístico, para ser consumido de forma sustentável, é um desafio.
“Nossa luta é sobre como vender o Pantanal para o resto do Brasil. É uma paisagem indecifrável e não se trata de um corpo único. É um mosaico de vários pantanais, de acordo com a hidrografia. A gente, na Pousada Refúgio da Ilha, está no delta do Salobra, é uma região específica, que é um rio que vem lá da Serra da Bodoquena”, explica Moura.
Rota Gastronômica
O projeto Rota Gastronômica, lançado em dezembro de 2022, tem como objetivo valorizar a cultura local, a geração de emprego e renda para os profissionais envolvidos na cadeia produtiva da gastronomia, a atração de turistas interessados em conhecer a culinária pantaneira, e a divulgação da região em âmbito nacional e internacional. O resultado é uma imersão na culinária do bioma, levando em conta a vivência e sabores do dia a dia dos pantaneiros.
O roteiro do itinerário foi pensado e desenvolvido pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado, em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o professor de Gastronomia e chef sergipano, Moacir Sobral. A rota oferece uma imersão na culinária sul-mato-grossense, com pratos caipiras, regionais e também influenciados pela proximidade com a fronteira do Paraguai e Bolívia.
Apicultura em destaque no MS
A apicultura é uma prática secular, que a cada dia movimenta mais a economia, gerando empregos e se tornando a principal fonte de renda para muitas pessoas. Em Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS busca fomentar a cadeia do mel. Com o apoio do programa Pró Pantanal, apicultores formalizaram o negócio, aprimoraram a produção e expandiram a venda.
A psicóloga Fabiana de Abreu Rangel mudou-se para Aquidauana, em 2019, para morar em uma fazenda. A vontade de empreender e a sua paixão por mel a levou a pesquisar sobre apicultura no Mato Grosso do Sul. Em 2021, ela decidiu começar a produzir mel e o que parecia ser uma atividade pessoal, rapidamente se transformou em uma oportunidade de negócio, e assim nasceu a empresa FaBee Pantanal.
“Desde pequena eu sempre amei mel, comia todos os dias. Depois que passei a morar na fazenda, casei e tive filhos, vi a necessidade de fazer algo além da maternidade e da casa. Tinha muito medo de abelhas, mas comecei a trabalhar com a apicultura”.
Fabiana relata que a ideia inicial era produzir mel para consumo próprio, mas quando ela presenteou a família com caixinhas de fava de mel e percebeu a receptividade do produto, decidiu investir em vendas. “Tive vontade de empreender e queria fazer algo diferente além do mel, ninguém come mel todo dia. Em um almoço de família, levei alguns favos e todos gostaram. Não sabia que iria fazer tanto sucesso. Depois, mandei uma foto para grupos de amigos e recebi mais de 90 pedidos”.
Desde 2021, a empresa FaBee Pantanal está surpreendendo e se tornando rapidamente destaque em todo Mato Grosso do Sul. O nome FaBee Pantanal combina seu apelido – Fabi – com a palavra “bee” – que em tradução livre para o português, significa abelha.
Em pouco mais de dois anos, a demanda pelos produtos cresceu e ela passou a fornecer para mercados locais e outras cidades. A empresária produz um mel de alta qualidade, com sabor e aromas únicos.
“O mel do Pantanal é muito diferente, primeiro porque só existe aqui neste bioma e as flores não são tão doces. O mel em si já é doce, mas o mel do Pantanal é exatamente na medida, não enjoa. É muito diferente e por isso as pessoas gostam tanto”.
Além do mel, Fabi também investiu em outros produtos, como sabonetes de mel e parcerias para a produção de pão de mel e bolachas, sempre utilizando como matéria prima o mel produzido pela família. Com produtos sustentáveis, a empreendedora espera contribuir para o desenvolvimento e valorização da apicultura em Mato Grosso do Sul.
Para os que estiverem interessados em adquirir os produtos é possível acessar o perfil da empresa na rede social. A FaBee Pantanal também conta com um catálogo para vendas on-line.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.
Fonte: primeirapagina