Sophia @princesinhamt
Política

MP recebe denúncia de fake news e crime contra a honra envolvendo pré-candidato a prefeito em MT: ex-deputado federal aciona órgão competente

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Conteúdo/ODOC – O ex-deputado federal Adilton Sachetti (Republicanos) protocolou uma notícia-crime no Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o atual presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Paulo José Correia, alegando crime contra a honra e disseminação de fake news eleitorais. Ambos são pré-candidatos à prefeitura nas eleições de 2024.

Conforme a ação, Paulo José, apoiado pelo atual prefeito Zé Carlos do Pátio, declarou durante um evento político recente que Sachetti teria demolido a residência de uma líder comunitária chamada “Dona Carmem”. Segundo ele, o grupo político de Pátio, atual prefeito da cidade pelo PSB, foi responsável por reconstruir a casa da moradora.

“Assim que nós trabalhamos, nós não precisamos vender algo para o diabo pra poder se dar bem na prefeitura. Fosse verdade uma história dessas, a imprensa local e estadual estaria recheada de matérias sobre o tema, bem ainda os escaninhos da Justiça estariam abarrotados de processos criminais contra o noticiante, o que, entretanto, não se verifica, porque obviamente é tudo uma grande mentira com o intento de ludibriar os eleitores rondonopolitanos”, disse a defesa de Sachetti.

Os advogados de Sachetti argumentam que a ação configura antecipação da disputa eleitoral, o que é proibido pela legislação. “Desse modo, a notícia-crime eleitoral justifica-se não somente em virtude dos delitos de calúnia, difamação e injúria eleitorais, mas também pela infringência ao art. 323, devido à propagação de informações falaciosas com o inequívoco intuito de influenciar a opinião pública e o processo eleitoral, configurando, desta feita, uma infração eleitoral de notável gravidade”, prossegue o documento.

Cabe ressaltar que Sachetti é ex-prefeito da cidade e, atualmente, está em um grupo opositor a gestão do prefeito José Carlos do Pátio (PSB). No atual cenário, a construção entre grupos de direita está sendo articulada com objetivo de vencer as eleições este ano.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.