O presidente Lula disse assumir um “compromisso público” de financiamento privado de R$ 7 bilhões para finalizar a obra da Transnordestina em Pernambuco. A declaração foi dada nesta terça-feira, 17, durante a cerimônia de assinatura de convênio entre Sebrae e ApexBrasil.
“Nós agora assumimos um compromisso público de financiamento de R$ 7 bilhões, não de dinheiro público, mas privado, para que a gente possa entregar a obra”, disse Lula. “Eu quero, meu companheiro pernambucano, se Deus quiser, antes do Natal, fazer uma viagem de trem da Transnordestina com você tomando cerveja.”
Lula afirmou que decidiu “fazer as coisas acontecerem” e que “nem o mercado financeiro” poderia acreditar que o Brasil pudesse chegar “na situação que nos encontramos hoje”.
“Vocês percebem que as coisas estão mudando, porque o dinheiro neste país tem que girar. O dinheiro tem que circular e não ficar parado na mão de pouca gente”, declarou. Também destacou que só pensa em consumo, “porque não tem indústria se não tiver consumo”.
No início deste ano, o governo Lula lançou, por meio do Ministério dos Transportes, um edital de contratação da empresa para desenvolver o projeto de implantação da Ferrovia Transnordestina, no trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, em Pernambuco.
A ferrovia, que parte de Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto de Pecém, no Ceará, deve contar com mais de 1,2 mil quilômetros, passando por 53 municípios dos Estados de Piauí, Ceará e Pernambuco.
A Transnordestina foi iniciada em 1959, entretanto, o projeto foi interrompido por ter sido considerado economicamente inviável. Foi retomado pela primeira vez em 2006, durante o primeiro mandato do presidente Lula e pode ser concluído nesta terceira gestão petista.
Fonte: revistaoeste