Sophia @princesinhamt
Mundo

Viúva de Navalny afirma: Putin e todos ao redor serão responsabilizados.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Yulia Navalnaya, mulher do principal crítico do russo Vladimir Putin, Alexei Navalny, discursou na 60ª Conferência de Munique, que se iniciou nesta sexta-feira, 16. O ativista morreu na prisão de segurança máxima de Kharp, na Sibéria, também nesta sexta.

Yulia convidou a comunidade global a “se unir e derrotar esse regime horrível que controla a Rússia”. “Não podemos acreditar em Putin e no seu governo”, disse a viúva de Navalny. “Eles mentem constantemente.”

“Mas se for verdade, se isso for verdade, quero que Putin e todos ao seu redor saibam que serão responsabilizados por tudo o que fizeram ao nosso ís, à minha família e ao meu marido”, expressou Yulia. “Esse dia chegará muito em breve.”

Quem era Navalny, opositor de Putin

A Justiça da Rússia condenou Navalny, líder da oposição a Putin, em de 2023, a 19 anos de prisão. Conforme a acusação, ele teria criado uma comunidade extremista e financiado atividades de mesmo cunho político.

De acordo com o jornal russo , que diz ter recebido informações do serviço penitenciário da Rússia, “o Navalny sentiu-se mal depois de uma e quase imediatamente perdeu a consciência na colônia correcional nº 3”.

Em seu site oficial, o serviço penitenciário afirmou que uma equipe médica da chegou imediatamente ao local. A equipe também chamou outro grupo de emergência.

“Todas as medidas de reanimação necessárias foram realizadas, mas não produziram resultados positivos”, informa a reportagem do The Moscow Times. “Médicos de emergência confirmaram a morte do condenado. As causas da morte estão sendo estabelecidas.”

Kremlin se manifesta sobre a morte de Navalny

O porta-voz da presidência da Rússia, Dmitry Peskov,

Navalny acusou Putin de ordenar seu envenenamento, em 2020. Apesar de especulações sobre a possível causa da morte do líder opositor na prisão, Peskov afirmou que o Kremlin não tem informações sobre o episódio. “Os médicos têm de esclarecer”, afirmou. 

O porta-voz disse apenas que a agência penitenciária ficará responsável pelas investigações necessárias para este caso. “Há um conjunto de regras que eles seguem”, comentou.

: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.