Pela primeira vez na história, as mulheres conquistaram mais medalhas do que os homens nas Olimpíadas. Das 20 conquistadas, 12 foram delas, sete deles e uma mista – no judô por equipes. O encerramento do quadro de medalhas nas Olimpíadas veio com o bronze do vôlei e a prata do futebol femininos.
Nas Olimpíadas de Paris 2024, o saldo do Brasil é de três ouros, sete pratas e dez bronzes, 20 pódios no total. Detalhe: os três ouros são femininos da recordista Rebeca Andrade, na ginástica, de Beatriz Souza, no judô, e da dupla Duda e Ana Patrícia, no vôlei de praia.
Só as mulheres nas Olimpíadas, além das três de ouro, conquistaram quatro medalhas de prata e cinco de bronze. Também eram maioria na delegação com 276 atletas, dos quais 153 mulheres. Agora é aguardar as Paralimpíadas, que começam dia 28.
Expectativa e realidade
Até as Olimpíadas de Paris, havia a expectativa de bater o recorde de Tóquio, em que o Brasil conquistou 22 medalhas. Mas não deu.
Especialistas afirmavam que o Brasil tinha possibilidades concretas no tiro com arco, tênis de mesa, canoagem slalom e ginástica rítmica.
Mas a realidade se mostrou diferente, inclusive com surpresas, como a marcha atlética com Caio Bonfim, que conquistou a prata, e o bronze no taekwondo com Edival Pontes, o Netinho.
Leia mais notícia boa
Paralimpíadas vêm aí
As paralimpíadas começam dia 28, em Paris, e o Brasil vai levar uma delegação histórica. Serão 256 atletas que vão competir em 20 modalidades.
As disputas envolvem no total 4.400 atletas de 165 países, que dão espetáculos de superação e vitória pessoal.
O Brasil é uma das potências mundiais nos Jogos Paralímpicos.
Em Tóquio, em 2021, ficou na 7ª colocação na classificação final, com 72 medalhas, e estabeleceu um recorde absoluto de ouros, com 22 medalhas douradas, além de 20 pratas e 30 bronzes.
A expectativa é que agora fique entre os cinco melhores do mundo!
E nós do SNB já estamos aqui na torcida! Força Brasil!
Fonte: sonoticiaboa