A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) divulgou, nesta quinta-feira, 19, um lucro de 211 bilhões de dólares taiwaneses (NT$) neste terceiro trimestre.
Ainda que tenha sido a maior queda de lucro desde o primeiro trimestre de 2019, a TSMC surpreendeu as expectativas do mercado.
A companhia, com um faturamento de NT$ 546,7 bilhões, superou as estimativas da consultoria Refinitiv, que esperava uma receita de NT$ 540,39. Além disso, o gigante dos chips afirmou que a receita aumentou 13,7% no terceiro trimestre, em relação ao segundo trimestre.
Leia também: “Samsung prevê queda de 80% nos lucros no terceiro semestre”
“Nossos negócios foram apoiados pelo forte crescimento de nossa tecnologia, líder de 3 nanômetros, e pela maior demanda por tecnologias de 5 nanômetros, parcialmente compensadas pelo ajuste contínuo de estoques dos clientes”, informou a TSMC.
No segundo trimestre, a empresa taiwanesa relatou uma queda no lucro trimestral pela primeira vez em quatro anos, em virtude de uma queda pós-pandemia na demanda por eletrônicos de consumo, como smartphones e laptops.
Contudo, analistas disseram que os estoques de chips de fabricantes está diminuindo. Eles esperam que a demanda de reposição volte.
A empresa é a principal produtora dos processadores mais avançados do mundo, além de ser responsável pela fabricação de semicondutores para empresas, como a Apple e a Nvidia.
Presidente da TSMS relaciona controle de estoques aos resultados negativos
Durante a teleconferência dos resultados, na tarde desta quinta-feira, 19, o CEO da empresa, C.C. Wei, disse que espera que os estoques continuem a diminuir.
“Por causa das persistentes condições macroeconômicas mais fracas e da lenta recuperação da demanda na China, os clientes continuam cautelosos em relação ao controle de seus estoques”, afirmou Wei. “É por isso que esperamos que a digestão de estoques continue no quarto trimestre.”
Leia também: “Governo negocia para estabelecer fábrica de semicondutores no Brasil”
A TSMC atualmente fabrica chips de 3 nanômetros e planeja iniciar a produção em massa de chips de 2 nanômetros em 2025.
“Esperamos que nosso negócio no quarto trimestre seja apoiado pelo contínuo forte crescimento de nossa tecnologia de 3 nanômetros, parcialmente compensado pelo ajuste contínuo de estoques pelos clientes”, disse o CEO.
A TSMC espera que a receita do quarto trimestre fique entre NT$ 18,8 bilhões e NT$ 19,6 bilhões.
Fonte: revistaoeste