Uma oportunidade de incluir bons sabores e texturas diferentes, que não estão no nosso dia a dia e que ampliam nossa percepção de como se alimentar bem, é a som tam. A salada tailandesa é saudável e saborosa, ótima opção para quem está em diferentes tipos de dieta.
A variação que fiz nesta receita é de não adicionar molho de peixe ou molho de ostras, que contêm muito aditivo químico, conservantes, irritantes ao seu intestino, e que você pode facilmente trocar pelo camarão seco ou camarão fresco salteado —opções que temos amplamente na nossa alimentação brasileira.
Ingredientes:
- 1 mamão verde (verde mesmo)
- 2 colheres (sobremesa) de óleo de gergelim tostado
- 1 limão
- 1 tomate fresco
- 2 dentes de alho
- 1 colher (sobremesa ou mais, caso goste de alimentos apimentados) de pimenta-calabresa seca ou pimenta-malagueta
- 1 colher (sopa) de pasta de amendoim integral
- 1 a 2 colheres (sopa) de amendoim torrado
- Cebolinha fresca picada a vontade
- Sal marinho a gosto
- 150 g de camarão fresco ou 2 colheres (sopa) de camarão seco
Modo de preparo:
- Limpe o mamão, retire casca e sementes e, com um mandolim (laminador ou raspador de alimentos), use a lâmina especifica para fazer cortes como palitos finos. Caso não tenha, use uma faca afiada, mas cuidado ao manter o padrão fino. Reserve os fios de mamão em um pote enquanto faz o molho.
- Para o molho, em um pilão (método tradicional), adicione os alhos descascados, o limão cortado em quatro pedaços (pode manter a casca) e a pimenta. Vá socando com o pilão até formar uma pasta. Retire o limão amassado, adicione o óleo de gergelim, a pasta de amendoim, uma porção de mamão verde picado e continue amassando até que tudo se transforme em uma pasta –com o suco do mamão, um molho se formará ao fundo.
- Em uma tigela, adicione esse molho, misture os camarões grelhados –caso use camarão fresco, apenas salteie em frigideira até o ponto tenro, quando fica rosa– ou o camarão seco, tomate picado em pétalas pequenas, o restante do mamão verde e, por fim, acerte o sal.
Fonte: uol
Colunista: @chefcarlosmiranda