O ano de 2026 marca o oitavo século da morte de São Francisco de Assis, em 1226, e a cidade na região italiana da Úmbria que ele ajudou a tornar famosa já se prepara para grandes celebrações ao longo dos próximos meses.
Em 10 de janeiro, o Papa Leão XIV decretou aberto o Ano Jubilar Franciscano, que busca ressaltar o legado deixado pelo santo em uma série de cerimônias religiosas, na própria Assis e ao redor do mundo católico.
Confira alguns dos eventos que vão marcar o ano na cidade de Assis (também conhecida como Assisi, seu nome em italiano), uma localidade de cerca de 30 mil habitantes a 175 km de Roma.
Restos mortais de São Francisco
Um dos eventos mais aguardados do calendário religioso será a veneração dos restos mortais de São Francisco, intitulada San Francesco Vive (“São Francisco Vive”).
Segundo informações oficiais da Igreja, será a primeira vez desde a morte do santo que fragmentos de seu corpo terreno serão expostos ao público por um período prolongado, seguindo uma tradição do catolicismo que, ao longo dos séculos, mobiliza peregrinos em busca de graças, milagres ou, simplesmente, prestar seus respeitos da devoção.
Em Assis, não será diferente: mais de 250 mil pessoas já fizeram reservas em hotéis da região na época em que São Francisco estará em exibição. Anote na agenda: será ao longo de um mês inteiro, entre 22 de fevereiro e 22 de março de 2026.
Calendimaggio
Mais adiante no ano, Assis também terá outra edição do famoso Calendimaggio, um festival temático medieval que celebra a chegada da primavera. Desta vez também conectado às celebrações religiosas, em 2026 o evento está marcado para os dias 6 a 9 de maio.
Após o Calendimaggio, a cidade ainda viverá um ponto alto de celebrações no próprio dia de falecimento do santo, em 3 de outubro, que será emendado com a tradicional festividade do dia seguinte: 4 de outubro, afinal, é a data que a Igreja consagrou como Dia de São Francisco.
Outros eventos relacionados aos 800 anos da morte de São Francisco continuarão fazendo parte do calendário de Assis até 10 de janeiro de 2027, quando fecha o Ano Jubilar decretado pelo Papa. Confira mais atualizações no site oficial das comemorações.
Fonte: viagemeturismo






