O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), participou nesta quinta-feira (27) da abertura da 16ª ExpoFrísia, em Carambeí, nos Campos Gerais, em um evento que deve reunir mais de 5 mil visitantes para discutir temas relacionados à pecuária leiteira no Paraná.
No evento, Ratinho Junior foi questionado sobre a onda de invasões de terra promovida pelo Movimento Sem Terra (MST).
O governador disse que o Paraná está preparado para agir imediatamente em caso de invasão.
“Nós não temos tido problema nesse sentido, até porque o Paraná trata isso de forma muito rigorosa, especialmente em nosso governo. O cumprimento da lei é levado à risca, de acordo com o que a Constituição diz. A propriedade privada é um bem sagrado, tanto na área urbana quanto na zona rural. Já realizamos 104 desapropriações em três anos de reintegração de posse, o que demonstra que o Paraná lida com o rigor da lei. Queremos que o Brasil se livre dessa pauta da década de 80, que o mundo moderno não tolera mais. Se ocorrer qualquer tipo de movimento nesse sentido, o Paraná tem uma equipe preparada para restabelecer a ordem em poucas horas. Sempre tratamos com muito respeito e diálogo, mas acima de tudo, cumprimos a lei”, disse.
Cooperativismo
Ratinho Junior destacou o modelo de produção por cooperativismo e garantiu a continuidade do apoio do governo do estado para o crescimento da agroindústria, que é um dos setores mais importantes da economia paranaense.
“O Paraná se consolidou como o maior produtor de grãos e de proteína animal do Brasil, sendo atualmente uma referência na produção de carne suína, frango e peixe, muito em função do trabalho feito pelas cooperativas paranaenses, que são as maiores do país”, afirmou Ratinho Junior.
“Tivemos uma safra recorde neste ano e importantes anúncios de ampliação das indústria de transformação de alimentos. Além disso, recebemos a certificação internacional de área livre de febre aftosa, o que nos deu a oportunidade de abrir novos mercados consumidores, como Japão, Coreia do Sul, México e Canadá”, acrescentou.
A programação da feira envolve fóruns sobre mercado, palestras sobre suinocultura, pecuária de leite, manejo e outros assuntos que impactam na rotina dos produtores rurais. Paralelamente ao evento principal, também acontece o Digital Agro, que reúne as principais tecnologias e nomes da agricultura 4.0.
Ambos os eventos ocorrem entre os dias 27 e 29 de abril, no Parque Histórico de Carambeí, e contam com a participação de mais de 60 expositores, 10 startups e 20 horas de conteúdo.
Fonte: canalrural