“Com o atraso da coleira da soja, pelas chuvas, o agricultor tem menos tempo para plantio do milho safrinha e mais desafios com máquinas e equipamentos”, comenta Murilo Iossi, engenheiro agrônomo e sócio-diretor do Agroapp, uma ferramenta digital gratuita para todo agricultor.
O desafio neste ano será a agilidade das operações. “Com menos tempo, informação é ouro para o bom resultado do negócio”, explica, referindo-se à importância de identificação precoce de doenças e à velocidade dos manejos de controles de pragas.
O aplicativo ainda categoriza as informações por cultura, fazendo com que o processo de consulta seja ainda mais ágil e prático. Algumas das informações que podem ser encontradas especificamente para o milho são:
- Defensivos: Uma lista de defensivos agrícolas específicos para a cultura do milho, com bula e orientação.
- Deficiências nutricionais: Sabendo quais são e como ocorrem, o produtor pode definir uma estratégia otimizada para reverter esta situação;
- Estádios fenológicos: O conhecimento da fenologia do milho ajuda o agricultor a entender e lidar com cada fase do crescimento da planta;
- Fertilizantes foliares: Com uma extensa base de dados em fertilizantes, o agricultor pode decidir qual o melhor custo-benefício para a sua realidade;
- Pragas: O AgroApp tem uma categorização extensa sobre as pragas que atacam as culturas de milho, facilitando com fotos a identificação a campo.
- Variedades e híbridos: Conhecer as diferentes cultivares e/ou híbridos de milho pode ser alternativa para os plantios do próximo ano.
Com a sua função offline, o produtor pode consultar as informações disponíveis no aplicativo, mesmo sem acesso à internet, o que é uma realidade de muitas áreas rurais do Brasil, infelizmente. Para isso é preciso fazer o cadastro completo e baixar as informações de interesse.
Aplicativo: como surgiu
Nascido de uma iniciativa que busca integrar quem trabalha no campo com as mais modernas tecnologias de informação, o aplicativo foi idealizado pelo engenheiro agrônomo Murilo de Freitas Iossi em conjunto com o produtor rural Fernando Rossi de Oliveira. A StartUp foi lançada em 31 de janeiro de 2020 e atualmente conta com mais de 25.000 downloads e mil acessos diários.
Tanto Iossi quanto Rossi entendem a dificuldade de acessar informações preciosas no meio da lavoura e, por isso, uma das principais missões do AgroApp é justamente informar o produtor rural, mesmo que ele esteja onde a tecnologia geralmente não alcança. “Criamos e investimos no aplicativo porque não tínhamos acesso à informação concisa e na palma da mão, nos nossos locais de trabalho, que são, geralmente, no meio das culturas”.
Atualmente, o AgroApp ainda conta com a expertise do investidor Braz Peres. Se Iossi é entendedor da Agronomia e Oliveira tem a experiência do produtor rural, Peres traz ao time seu profundo conhecimento em tecnologias no campo. Segundo ele, os pilares da iniciativa por trás do AgroApp são: democratização da informação, responsabilidade, respeito à ciência e conhecimento técnico.
Fonte: portaldoagronegocio