Em meados de 2007, cinemas de todas as partes do mundo lançaram , um dirigido por . Apesar do sucesso de bilheteria, o longa-metragem não agradou sua principal estrela: ninguém mais, ninguém menos do que .
Durante uma entrevista de 2011 para a GQ, Damon explicou o motivo por trás de seu descontentamento, alegando que o roteiro coescrito por , e foi uma verdadeira tragédia. O ator acusou a produção de se preocupar unicamente com o lucro em detrimento da qualidade, colocando da seguinte forma:
“A culpa é realmente do estúdio por se colocar nessa posição. Não culpo Tony [Gilroy] por pegar um monte de dinheiro e entregar o que entregou. É só que era horrível. Foi o fim da carreira dele. Quer dizer, eu poderia colocar o roteiro no eBay e seria o fim do jogo para aquele cara. É terrível. É realmente constrangedor.”
Ao detalhar o caos que se instalou no desenvolvimento, Damon explicou que a urgência em lançar um filme resultou em uma ampla falta de organização:
“Tínhamos uma data de início. Tipo: ‘Vai estrear em agosto do ano que vem’. E nós pensamos: ‘Espera aí, precisamos decidir qual será o roteiro.’”
Vale ressaltar que, antes de o longa ser lançado, Gilroy arbitrava para obter crédito exclusivo sobre o roteiro. No entanto, após uma investigação, sua petição foi rejeitada, passando, ele, a dividir os créditos com Burns e Nolfi. “Isso foi só um pouquinho de justiça, devo dizer”, finalizou Damon.
QUAL É A HISTÓRIA DE O ULTIMATO BOURNE?
O agente treinado, Jason Bourne, ainda está tentando descobrir sua verdadeira identidade. Ao percorrer países da Europa, do norte da África e os Estados Unidos, ele precisa manter-se um passo à frente daqueles que querem matá-lo.
Com um orçamento na casa dos 110 milhões de dólares, o longa alcançou uma bilheteria de 442 milhões. O elenco foi composto por nomes famosos de Hollywood, como , , , , e .
Fonte: adorocinema