Sophia @princesinhamt
Turismo

Descubra em Bariloche: Aventura, Arte e Gastronomia no Cerro Otto

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Imagine subir uma montanha onde o caminho já é uma atração à parte. Assim é o passeio no Complexo Turístico Teleférico Cerro Otto, em Bariloche. Um transporte gratuito leva até a base do complexo que fica a 5 km do centro da cidade. Lá, 42 gôndolas panorâmicas aguardam por uma jornada de 12 minutos, elevando os visitantes a mais de 1,4 mil metros acima do nível do mar.

Durante o percurso, é impossível desviar o olhar das paisagens que revelam o Lago Nahuel Huapi e as montanhas andinas. Ao chegar, Cerro Otto se divide em dois ambientes principais: o interno e o externo, cada um com atrações que prometem agradar diferentes tipos de viajantes. Enquanto o interior abriga experiências culturais e gastronômicas, o lado de fora convida à exploração da natureza e à aventura.

Área interna

Galeria de Arte

No topo, um ponto que chama atenção é a Galeria de Arte. Inspirada pela paixão de Boris Furman, fundador do complexo, as exposições permanentes incluem réplicas em tamanhos reais, produzidas com mármore em pó e resina acrílica, das obras de Michelangelo, como La Pietà, Moisés e David com 5 metros de altura.

Feitas com moldes certificados pelo governo italiano, as peças estão dispostas em um espaço que combina o clássico da arte renascentista com a rusticidade de um ambiente montanhoso.

Confeitaria Giratória

Se o visual da viagem até o topo já é impressionante, imagine agora combinar tudo isso com uma boa comida. A confeitaria giratória oferece essa experiência: enquanto você saboreia pratos típicos de montanha como truta ou goulash com spätzle. Com lotação máxima de 200 pessoas, a estrutura gira lentamente, completando uma volta em 20 minutos (no modo rápido) ou 40 minutos (no modo mais lento).

cafeteria-bariloche
Visão panorâmica na confeitaria é destaque (Teleférico Cerro Otto/Divulgação)

A rotação proporciona uma visão de 360 graus da região, incluindo a fronteira internacional com o Chile, os caminhos para El Bolsón e Villa La Angostura, além das ilhas Victoria, Huemul e Gallina. Também se destacam os cerros Leones, Villegas, Carbón, Ñireco, Ventana e Meta. No decorrer do giro, surgem as Buitreiras, o Lago Gutiérrez e, para encerrar, as vistas do Lago Moreno e do Lago Nahuel Huapi.

Otto House Music 

A diversão do local ainda ganha um toque único com a Otto House Music, uma discoteca que gera recebe diversos grupos de jovens, especialmente aqueles em viagens de formatura, para festas com músicas, jogos de luzes, sorteios, e até degustações de alfajores e chocolate quente.

Além disso, o ambiente também serve como um cinema, exibindo documentários e curtas-metragens sobre a história da região e do próprio teleférico. E tem mais: com frequência, o local é transformado em um espaço para eventos culturais, como espetáculos de música clássica, apresentações de tango e shows.

Loja de presentes

No interior do complexo também está localizada uma loja de souvenires: desde cuias, ímãs e cartões postais do Parque Nacional Nahuel Huapi até itens feitos de prata e pelúcias de cachorrinhos São Bernardo. A moda de inverno também ganha destaque com gorros, luvas, cachecóis, camisetas, moletons e bijuterias.

Atividades externas

Já do lado de fora, a aventura é garantida. O teleférico, que percorre uma distância de 2.100 metros, leva os visitantes ao cume de Cerro Otto em apenas 12 minutos, transportando até 500 pessoas por hora. No topo, o Funicular de la Cumbre permite que os turistas retornem às pistas de trenó ou às boias canadenses — conhecidas como Otto Kart — após deslizarem montanha abaixo.

teleferico-cerro-otto-bariloche
Base do teleférico (Teleférico Cerro Otto/Divulgação)

Outras atrações incluem as pistas de skibunda que estão cercadas por uma floresta repleta de coníferas, que acrescentam ainda mais beleza ao cenário. Também há uma pista especial para crianças.

No inverno, as opções se expandem com atividades como trekking e caminhadas com raquetes de neve, que permitem explorar a montanha enquanto se aprecia a paisagem coberta de neve.

Planeje sua visita

O acesso ao Complexo Turístico Teleférico Cerro Otto pode ser limitado em dias de condições climáticas adversas, por isso é recomendável verificar a previsão do tempo antes de planejar a visita. Os preços variam entre 10 mil e 15 mil pesos argentinos, aproximadamente 60 a 90 reais, dependendo das opções incluídas no pacote. O Cerro Otto abre o ano inteiro, isso quer dizer que em épocas como o verão a paisagem muda radicalmente, mas ainda assim vale pena por se tratar de um mirante e também a possibilidade de fazer trilhas. Veja aqui como são os passeios no verão.

Para ajudar no planejamento de sua viagem, confira aqui um guia completo com dicas de como chegar até Bariloche, além de dicas gastronômicas, hospedagens, passeios e as melhores épocas do ano para ir. E claro, se você é um amante do chocolate, não deixe de conferir as melhores chocolaterias da cidade.

Leia tudo sobre Bariloche

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.